ÁREA DO ASSOCIADO

-

CTG Estância Colorada participa da 14º Festoart

20/06/22

Nos dias 21 e 22 de maio, em Toledo-PR, aconteceu o 14º Festival Toledense de Arte e Tradição Gaúcha (Festoart), realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Para o patrão do CTG, Hélio Zubeldia, a retomada dos eventos tradicionalistas foram essenciais para o fortalecimento dos grupos de dança, Hélio disse: ''Nossas invernadas estão como as demais entidades, retornando aos poucos. O desempenho está sendo o melhor possivel, dentro de todas as adversidades passadas [...] os grupos foram se formando, sendo viável com pouco mais de três meses, estarmos com nossos individuais e imvernadas no evento''.
Ao participar com os quatros grupos de dança na categoria A, o Estância Colorada se destacou, com o 1º lugar da Invernada Juvenil e 2º lugar da Invernada Mirim. Também conquistaram os troféus de 2º e 3º lugar de criação de coreografia, para grupos Mirim e Veterano. ''Já estamos classificados para a semifinal do estadual com os grupos Mirim e Juvenil. Com certeza, não iremos medir esforços para buscar a classificação dos grupos Adulto e Veterano.'' Destaca o professor da entidade, Alexandre Dill. 
O CTG, também teve participação e conquistou titulos nas categorias individuais, sendo elas a declamação, gaita, violão, dança de salão, chula, causo de galpão e intérprete solista vocal. O professor Alexandre afirma que, o rodeio de Toledo foi extremamente importante para essas modalidades: ''Nesse contexto, podemos dizer que a etapa da Festoart foi ótima, porque além dos grupos, pudemos classificar muitos individuais, como na dança de salão'.''
Além disso, as invernadas Adulta e Veterana ficaram em 4º lugar, ficando á frente de outros CTGs e cada vez mais próxima da classificação para a Fepart (Festival Paranaense de Arte e Tradição), que acontecerá em dezembro. ''A Fepart, já está sendo projetada com todos os diretores e cordenadores da entidade, na intenção de levar o melhor para o palco. Neste ano, o evento será no CTG Tarca Nativista, em Pato Branco-PR, até lá os desafios serão grandes, mas o entusiasmo e a confiança na família Estância Colorada, nos movem e nos torna cada vez mais fortalecidos.'' Concluiu o Patrão do CTG.
Títulos CTG Estância Colorada (20 Troféus)
1º Lugar: Danças Tradicionais - Juvenil A
1º Lugar: André Ribeiro - Chula Veterano
1º Lugar: Rafael Fockink - Declamação Peão Juvenil
1º Lugar: Dandara Roesch - Causo Gaúcho de Galpão
1º Lugar: Luiza dos Santos - Gaita de Botão até 8 baixos Juvenil
1º Lugar: Danubia e Junior Padilha - Dança de Salão Adulto
1º Lugar: Arthur Ferri e Maria Eduarda Racoski - Dança de Salão Mirim
2º Lugar: Danças Tradicionais - Mirim A
2º Lugar: Entrada de Palco - Mirim A 
2º Lugar: Felipe Deves - Declamação Peão Juvenil
2º Lugar: Rafael Fockink - Causo Gaúcho de Galpão
2º Lugar: Meybel Padilha - Declamação Pendra Pré-Mirim
2º Lugar: Edy Macagnan e Rodolfo Nietsche - Dança de Salão Adulto
3º Lugar: Entrada de Palco - Veterano A 
3º Lugar: William Dalmina - Chula Veterano
3º Lugar: Dandara Roesch - Violão Juvenil
3º Lugar: João Pedro Curtis - Gaita Piano Mirim
3º Lugar: João Pedro Deves - Gaita Piano Adulto
3º Lugar: Valentina Vidal - Gaita de Botão até 8 baixos Mirim
3º Lugar: Emily Bergonsi e Vicente Racoski - Dança de Salão Juvenil